FORÇA AÉREA BRASILEIRA - COMGEP Comando-Geral do Pessoal

FORÇA AÉREA BRASILEIRA
COMGEP Comando-Geral do Pessoal

comgep.gif (5030 bytes)

O Comando-Geral do Pessoal (COMGEP), órgão responsável pela política de pessoal do Comando da Aeronáutica, atua desde a concepção e planejamento dessa política até a consecução dos seus objetivos, dispondo para isso de várias unidades subordinadas.

Política de Pessoal

Principais diretrizes:
Incrementar a avaliação de desempenho do militar, calcada nos padrões de eficiência das especialidades como parte do processo seletivo no atendimento das necessidades da Força;
Proporcionar uma perspectiva de carreira, com critérios claramente definidos, a partir do ingresso do indivíduo na Força, segundo a sua capacidade profissional, sua formação militar, sua dedicação e seu esforço individual;

Racionalizar a legislação, reduzindo o seu crescimento e revendo a existente;
Buscar a máxima coordenação e entendimento com órgãos paralelos na administração de pessoal;
Levantar as necessidades concretas do Aeronáutica quanto ao efetivo, quantitativa e qualitativamente;
Contribuir para o bloqueio de crescimentos desordenados.

Dar prioridade ao acesso dos Cabos à Escola de Especialistas de Aeronáutica, aproveitando assim os recursos humanos já existentes e integrados à Força;

Principais objetivos:
Valorização profissional;
Definição clara dos planos de carreira;
Dimensionamento das necessidades de pessoal;
Controle eficaz de pessoal.

Programa de Modernização de Administração de Pessoal PMAP
O PMAP pode ser dividido em subprogramas principais, subprogramas de apoio e subprogramas decorrentes.

Subprogramas Principais:
O que trata da revisão e consolidação de uma legislação mais homogênea e ordenada, referente à reestruturação de quadros e especialidades. Tal subprograma redefine os perfis e a natureza de todos os quadros e especialidades, vindo a favorecer o entendimento das perspectivas de carreira e facilitar a administração de pessoal.

O subprograma "Tabela de Lotação de Pessoal " estabelece o somatório das Tabelas de Lotação de cada Organização. Tal fato possibilita ao COMGEP planejar as necessidades de recrutamento em prazos adequados.

Esses subprogramas são, a rigor, um Plano de Classificação de Cargos.

Subprogramas de Apoio:
Os subprogramas de apoio são os que tratam do Código de Especialidade da Aeronáutica (CEA) e da informatização do COMGEP.

Sua implantação busca a adoção de métodos mais modernos de gerenciamento de recursos humanos.

Uma vez que nas Tabelas de Lotação de Pessoal estarão definidos os requisitos de cada cargo e que existirá uma base de dados com as qualificações profissionais de cada integrante da Aeronáutica. cruzando-se essas informações chegar-se-á à designação do homem certo para o cargo certo.

Subprogramas Decorrentes:
O Padrão de Desempenho de Especialidade (PDE) é decorrente da redefinição dos perfis e da natureza dos quadros e especialidades. É o documento que trata do perfil profissiográfico das especialidades.

Nele estão contidas as atribuições e conhecimentos necessários para os militares de cada especialidade, por níveis de posto ou de graduação.

fonte: Comando da Aeronáutica

 

última atualização em 16/setembro/2006

index

email

Copyright © 2006 - Ordem de Batalha