FORÇA AÉREA BRASILEIRA - CTA - Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial

FORÇA AÉREA BRASILEIRA
CTA - Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial

cta.gif (4759 bytes)

CTA vira "Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial"

O CTA (Centro Técnico Aeroespacial) criado em 1953, foi transformado em janeiro de 2006 no "Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial", com a transferência total da estrutura do Deped (Departamento de Pesquisas e Desenvolvimento), sediado em Brasília, para São José dos Campos, SP.

A mudança teve o objetivo de fortalecer e estimular projetos estratégicos das áreas de ciência e tecnologia desenvolvidos pela Aeronáutica, além de aumentar o poder político do centro técnico. Com a medida, espera-se também diminuir a burocracia para liberação de projetos tocados pelos institutos de pesquisas ligados ao CTA, já que as decisões ficariam dentro da instituição.

O Deped é o órgão responsável pela coordenação das atividades de pesquisa e desenvolvimento do setor aeroespacial desde março de 1969, data de sua criação. O órgão teve como sede inicial o Campo de Marte, em São Paulo.

O Cecomsaer (Centro de Comunicação Social da Aeronáutica) confirmou a transferência de cerca de 200 funcionários, entre militares e civis do Deped para São José dos Campos. Com a transferência, haverá a fusão do Deped e CTA e um oficial do Alto Comando da Aeronáutica passará a responder pelo centro técnico. A medida vinha sendo estudada desde o início de 2005.

"A mudança aumenta o poder político do CTA e, conseqüentemente, agiliza e enriquece o processo decisório dentro da instituição. Além disso, Os institutos de pesquisa do CTA, que são os órgãos executores da política aeroespacial brasileira, terão mais força dentro da nova estrutura, o que significará também uma maior valorização das áreas de ciência e tecnologia",
ressalta o comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Luiz Carlos da Silva Bueno.

O CTA é considerado hoje um dos mais importantes centros de ensino, pesquisa e desenvolvimento aeroespacial do mundo. Além do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), o CTA abriga o IAE (Instituto de Aeronáutica e Espaço), responsável pelo desenvolvimento de programas estratégicos, como o do Veículo Lançador de Satélites (VLS), o motor aeronáutico a álcool, sistemas bélicos para emprego nas aeronaves de combate da Força Aérea Brasileira (FAB), sem contar o fato de operar o maior túnel aerodinâmico da América Latina.

O CTA também abriga o IFI (Instituto de Fomento e Coordenação Industrial), o IEAv (Instituto de Estudos Avançados) e o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), outro grande centro de pesquisa ligado ao setor de desenvolvimento aeroespacial.

Instalado em uma área total de 14 milhões de metros quadrados na área central de São José dos Campos, o CTA funciona como uma pequena cidade. Residem no local cerca de 3.000 moradores em 900 residências. O local possui uma rede de serviços para atender os 4.083 funcionários, dos quais 1.662 são militares. Compõem a infra-estrutura cinco agências bancárias, uma agência dos Correios, dois restaurantes, além de vários estabelecimentos comerciais. O CTA também conta com duas escolas, creche, além de posto de gasolina e pequenas lojas.

última atualização em 04/agosto/2006

index

email

Copyright © 2006 - Ordem de Batalha