FORÇA AÉREA BRASILEIRA - EPCAR - Escola Preparatória de Cadetes do Ar

FORÇA AÉREA BRASILEIRA
EPCAR - Escola Preparatória de Cadetes do Ar

epcar.gif (3937 bytes)

HISTÓRIA

A tradição do prédio da EPCAr, no que diz respeito ao ensino, tem suas raízes no século passado:

Em 1874, o barbacenense Padre João Ferreira de Castro e Marcelino Ferreira, também sacerdote, inauguraram o Colégio Providência nas instalações atualmente ocupadas pela EPCAr.

Em 1883, Abílio César Borges, o Barão de Macaúbas, adquiriu o prédio e ali implantou uma filial do Colégio Abílio. Alguns anos depois o Colégio Providência, agora sob a responsabilidade da Sociedade Educadora Mineira, voltou para a sua antiga sede.

Em 1890, o Estado de Minas Gerais recebeu, em doação da Sociedade Educadora Mineira, o prédio e o terreno ocupados pelo Colégio Providência para instalação do Ginásio Mineiro.

Em 18 de agosto de 1913, o Colégio Militar substituiu o Colégio Mineiro, iniciando suas atividades no mesmo local. Em 1926 o Colégio Miltar foi extinto e o Ginásio Mineiro, com esse nome, voltou a ocupar o prédio por mais 27 anos, quando foi transformado em Colégio Estadual de Barbacena. Suas atividades no local duraram de 1943 até 1949.

Naquele ano o Ministro da Aeronáutica instalou, no tradicional casarão situado junto à linha férrea, o Curso Preparatório de Cadetes do Ar, criado no Governo Eurico Gaspar Dutra, quando era Ministro da Aeronáutica o Ten-Brig-do-Ar Armando Figueira Trompowski de Almeida e Diretor de Ensino o Brig-do-Ar Antônio Guedes Muniz. Esta solução buscava atender às necessidades da Escola de Aeronáutica do Campo dos Afonsos que, em 1948, resolveu aumentar o rigor na seleção de candidatos. O resultado dessa atitude foi observado no concurso realizado no final daquele ano: apenas um candidato foi aprovado. Este fato teve como conseqüência a decisão, já amplamente discutida no alto escalão, de se criar uma Organização Militar similar às existentes na Marinha e no Exército que viesse a preparar adequadamente os candidatos a Cadetes do Ar.

As atividades do Curso foram iniciadas em 28 de abril de 1949, provisoriamente na Escola Técnica de Aviação em São Paulo, com 200 alunos. A primeira Turma de Alunos chegou a Barbacena de trem, em 29 de julho e, em 2 de agosto, o Curso passou a funcionar na sua nova sede.

Em 1950, parte do ano letivo teve de ser realizado na Escola de Especialistas de Aeronáutica, em Guaratinguetá, para permitir a modernização das velhas instalações do prédio quase centenário de Barbacena.

Em 21 de maio de 1950, data em que é comemorado o aniversário da Escola, o Curso Preparatório foi transformado em Escola Preparatória de Cadetes do Ar pela Lei 1.105/50. Estas são as origens do Curso Preparatório de Cadetes do Ar e da Escola Preparatória de Cadetes do Ar de Barbacena.

A EPCAr, hoje, se destina exclusivamente a preparar futuros oficiais-aviadores.

Para proporcionar um excelente curso das três séries do 2º grau, além de instrução militar, educação física etc., a Escola dispõe de respeitável infra-estrutura que, numa área de 432.709 m2, oferece:

Alfaiataria, posto do Banco do Brasil, agência dos Correios, lavanderia, sapataria, 30 salas de aula, 2 auditórios, cinema para 1.500 lugares, 9 laboratórios (biologia, química, física, línguas e informática), biblioteca com cerca de 19.000 volumes, hospital, serviço bancário, telefônico e de correios, ginásio, estádio olímpico, lavanderia, capela, estande de tiro, refeitórios e alojamentos com capacidade para receber, por ano, até 1.000 alunos em regime de internato.

EPCAR - Escola Preparatória de Cadetes do Ar

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) é uma Organização Militar de Ensino, sediada em Barbacena (MG). Sua missão é preparar jovens para ingresso no Curso de Formação de Oficiais Aviadores da Academia da Força Aérea (AFA), além de adaptar futuros oficiais de carreira e temporários que não sejam formados pela Academia da Força Aérea, pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) ou pelo Centro de Instrução de Adaptação da Aeronáutica (CIAAR). Em virtude do seu caráter educativo e profissional, a EPCAR possui dois setores fundamentais: a Divisão de Ensino e o Corpo de Alunos.

Divisão de Ensino
A Divisão de Ensino é responsável por todas as atividades didáticas dos cursos e estágios promovidos pela EPCAR. Suas Subdivisões de Planejamento, Instrução, Avaliação e Concursos são encarregadas da elaboração, coordenação e execução dos programas pedagógicos que visam à formação intelectual, cívica, moral e militar dos futuros Oficiais do Comando da Aeronáutica. A Subdivisão de Concursos tem por atribuição selecionar os candidatos aos cursos e estágios realizados pela Escola.

Corpo de Alunos
É atribuição do Corpo de Alunos tudo o que diz respeito à rotina, disciplina e apoio logístico dos alunos e estagiários.

Barbacena, MG

T-25C
U-7
U-42

 

última atualização em 16/setembro/2006

index

email

Copyright © 2006 - Ordem de Batalha