FORÇA AÉREA BRASILEIRA - BAST - Base Aérea de Santos, SP

FORÇA AÉREA BRASILEIRA
BAST - Base Aérea de Santos

bast.gif (5490 bytes)

HISTÓRICO


Suas origens remontam ao ano de 1967, quando foi criado no Destacamento de Base Aérea de Santos o Núcleo do Centro de Instrução e Emprego de Helicópteros. Este tinha por missão o treinamento de pilotos e mecânicos na utilização de aeronaves de asas rotativas, bem como a execução de missões de busca e salvamento e, por fim, colaborar com as atividades do Exército Brasileiro.

O Núcleo operou, inicialmente, aeronaves dos tipos SH-19 (Sikorski S-55) e OH-13H (Bell 47G2), das quais a FAB havia recebido 4 e 36 exemplares, respectivamente. Com a extinção do Centro em 4 de junho de 1973, foi ativada a ALA 435 a qual, subordinada ao então existente Comando Aerotático, recebeu a missão de colaborar na manutenção da segurança nacional.

Em 1979, a ALA 435 foi transformada em Base Aérea de Santos, tendo sido ativado o 1º/11º GAv, o qual recebeu as missões de formação de pilotos e mecânicos de helicópteros, de busca e salvamento e de operações aéreas especiais. Inicialmente foram utilizados helicópteros dos tipos UH-1H e OH-13H.

Hoje, o Esquadrão Gavião está equipado com helicópteros UH-50 Esquilo (Helibrás HB-350). À parte as missões diárias de treinamento, o 1º/11º GAv mantém uma aeronave e equipagem em alerta permanente, 24 horas por dia, para o desempenho de missões de busca e salvamento.

Das inúmeras missões que o Esquadrão Gavião participou, destacam-se o apoio ao resgate das vítimas do incêndio no Edifício Joelma, em São Paulo, as buscas do corpo do Deputado Ulysses Guimarães, várias embarcações socorridas no litoral paulista,transporte de Chefes e Ministros de Estado e, mais recentemente, apoio à Polícia Federal na repressão ao tráfico de entorpecentes.

Com a reativação em 16/novembro/2005 da Primeira Força Aérea (I FAE), na cidade de Parnamirim, região metropolitana de Natal, RN, o 1º/11º GAv está sendo transferido para Natal até o final de 2006, tendo em vista a centralização das unidades de treinamento operacional naquela base e, a consequente desativação da Base Aérea de Santos.

 

última atualização em 21/setembro/2006

index

email

Copyright © 2006 - Ordem de Batalha