Força Aérea Brasileira - Missil Ar-Ar A-Darter

FORÇA AÉREA BRASILEIRA
Míssil Ar-Ar A-Darter

 

A-DARTER - O NOVO MÍSSIL BRASILEIRO-SULAFRICANO

a_darter.jpg (187533 bytes)

O Brasil e África do Sul estão empreendendo atualmente, um programa de cooperação no desenvolvimento do míssil ar-ar A-Darter. A decisão do governo brasileiro foi formalizada no dia 27/janeiro/2006, com nota publicada no Diário Oficial da União, onde é citada a cifra inicial de investimento na ordem de US$ 52 milhões de dólares. O investimento total poderá chegar aos 130 milhões de dólares ao longo do programa.

O A-Darter é um míssil de quinta geração, de guia infravermelho, que está sendo desenvolvido pela Denel Aerospace, previamente conhecida como Kentron, e que faz parte do grupo industrial da defesa estatal sul-africano Denel.

A indústria brasileira seria envolvida no desenvolvimento final do míssil e em sua manufatura, sendo a transferência total de tecnologia da Denel como parte do negócio.

O resultado final para os brasileiros seria a obtenção da total independência nacional, no ciclo do desenvolvimento e da produção de mísseis ar-ar.

A África do Sul, irá se beneficiar dos recursos investidos no projeto pelo Brasil e das encomendas para a Força Aérea Brasileira e, provavelmente, também da Marinha Brasileira, que tem seu próprio esquadrão caças A-4 Skyhawk para operações a partir do porta-aviões A-12 São Paulo.

O A-Darter tem um comprimento de 2,98 metros, um diâmetro de 166 mm, de uma envergadura de 488 mm e de uma massa de 89 Kg.

O míssil tem um aperfeiçoado sensor de imagens térmicas, que pode ser apontado no sentido do alvo, antes do lançamento, pelo radar do avião ou pelo sistema de guia montado no capacete do piloto.

Entretanto, o míssil pode também usar seu próprio sistema de busca e identificar o alvo, antes do lançamento, se for necessário. Isso significa que o avião pode operar com o radar desligado, garantindo dessa forma o avião operar de forma discreta.

A cabeça térmica pode girar em grandes ângulos, permitindo que o A-Darter seja lançado de encontro aos alvos que estão em grandes ângulos em relação ao vôo do caça - o que é chamado de lançamentos 'high off-boresight'.

Tem alta manobrabilidade, permitindo manobras de vários Gs, para o combate a curta distância, mas seu baixo-arraste e formato aerodinâmico permite um maior alcance, do que usual para essa classe de mísseis.

O A-Darter tem também uma 'capacidade de memória', significando que pode ser lançado de encontro a um alvo fora do ângulo de sua cabeça de busca; voará então um curso fornecido ao míssil pelo radar do avião momentos antes do lançamento do míssil, isso que o míssil engaje o alvo dentro da área de busca; o seeker travará então sobre ao alvo e guiará o míssil.

 

A-Darter
A fifth-generation air-to-air missile system

A-Darter is a fifth-generation air-to-air missile system designed to meet the challenges of future air combat against next generation fighters in a hostile ECM environment.

System Features

  • High agility to handle the closest of close combats
  • A thermal imaging seeker with high sensitivity and a multi-mode ECCM suite
  • A low-drag wingless airframe, ensuring ranges far beyond those of traditional short-range missiles
  • Lock-on after launch and memory tracking capabilities
  • A lightweight design compatible with traditional Sidewinder stations

 

última atualização em 04/agosto/2006

index

email


Copyright © 2006 - Ordem de Batalha