FORÇA AÉREA BRASILEIRA - UNIFA - Universidade da Força Aérea

FORÇA AÉREA BRASILEIRA
UNIFA - Universidade da Força Aérea

 

HISTÓRICO

Em 25 de março de 1941, foi criada a Escola de Aeronáutica, centralizando os recursos humanos e materiais da Escola Militar de Aviação e da Escola de Aviação Naval. A Escola de Aeronáutica funcionou nas atuais instalações da UNIFA durante 30 anos, tendo sido transferida, em 1971, para a cidade de Pirassununga, Estado de São Paulo, passando a denominar-se Academia da Força Aérea (AFA).

Durante os 12 anos seguintes à transferência da Escola, estiveram situadas, no Campo dos Afonsos, organizações de ensino para a formação de oficiais médicos - Centro de Especialização de Saúde da Aeronáutica (CESA) -, para a formação de engenheiros - Estágios de Adaptação de Oficiais Engenheiros da Aeronáutica (EAOEAR) - , bem como de treinamento físico - Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA) e as duas primeiras turmas do QFO (Quadro Feminino de Oficiais).

Finalmente, em 26 de setembro de 1983, foi estabelecida, neste Campo dos Afonsos, a Universidade da Força Aérea, com a missão de coordenar o ensino das Escolas de pós-formação de oficiais da Aeronáutica.

Fazem parte da UNIFA as seguintes Unidades de Ensino:

- ECEMAR - Escola de Comando e Estado-Maior

- EAOAR - Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica

- CIEAR - Centro de Instrução Especializado da Aeronáutica

UNIFA - Universidade da Aeronáutica
Campos dos Afonsos - Rio de Janeiro - RJ

 

última atualização em 17/setembro/2006

index

email

Copyright © 2006 - Ordem de Batalha