FORÇA AÉREA BRASILEIRA - Mísseis Ar-Ar BVR Além do Alcance Visual Rafael DERBY

FORÇA AÉREA BRASILEIRA
Mísseis Ar-Ar BVR (Além do Alcance Visual) Rafael Derby

 

Míssel Ar-Ar BVR Rafael Derby

derby.jpg (5029 bytes)

Maio 2006

Brasil adquire o BVR Rafael Derby

editor de armas Ar-Lançadas da Jane ROBERTHEWSON

A Força Aérea Brasileira equipará seu caça modernizado de defesa aérea/ataque da Northrop F-5M com o míssil ar-ar Derby de alcance além do visual (BVRAAM) e radar ativo desenvolvido pela Rafael. Esta é uma capacidade inteiramente nova no combate aéreo para o país. Jane descobriu que os primeiros mísseis Israelenses Derby de treinamento serão entregues ao Brasil em agosto de 2006 para permitir que a FAB empregue suas novas armas no exercício multinacional CRUZEX 2006.

Com a chegada do Derby, Brasil torna-se na terceira força aérea sul americana a ter capacidade BVRAAM para seus caças de defesa aérea e o segundo cliente do Derby na região. Acreditou-se previamente que Brasil adquiriria o míssil R-Darter da Kentron da África do Sul para seu avião F-5M (F-5BR), atualmente sendo modernizado pela Embraer e Elbit. O Derby e o R-Darter compartilham de uma raiz comum do desenvolvimento e, durante os anos 90, Kentron (aeroespaço de Denel) e Rafael tiveram um acordo de marketing para vender a arma em países separados. Sob este arranjo, Rafael forneceu mísseis Derby ao Chile (que arma seu avião modernizado F-5E Tigre III), enquanto o Brasil foi designado como um mercado sulafricano. Kentron empreendeu tentativas 'form-and-fit ' com o R-Darter no F-5M e uma ordem de compra era esperada pela firma sulafricana. Entretanto, os dois fabricantes do míssil seguiram caminhos diferentes e fontes brasileiras afirmaram para Jane que a oferta da Rafael se chocou com a da Kentron ao oferecer uma arma superior e levar o contrato do F-5M. As fontes próximas do programa disseram que o míssil Derby incorpora agora um datalink para a orientação de meio-curso: uma capacidade ausente no sulafricano R-Darter.

A FAB espera ter 12 F-5Ms operacionais no esquadrão 1°/14° GAv 'Pampa' baseado em Canoas, para o fim de 2006. A Embraer planeja ter a mão entre 8 e 10 aviões a tempo para os exercícios da CRUZEX de agosto, onde a distribuição do Derby tem sido listada pela FAB como uma prioridade. Brasil junta-se ao Chile e a Venezuela como as únicas forças aéreas em Ámérica do Sul que adquiriram um BVRAAM de radar ativo. Como informado acima, o Chile tem equipado já seu F-5s com o Derby, enquanto a Venezuela tem o míssil R-77 (RVV-AE) da Vympel para sua força de caças MiG-29.

 

Main features:

  • Active Radar Seeker
  • Designed for both medium and short range
  • All weather performance
  • Look-down/Shoot-down capability
  • Lock On Before Launch (LOBL) mode for tight dogfights
  • Advanced programmable ECCM
  • Lightweight
  • Fully developed, tested and proven missile

 

 

última atualização em 04/agosto/2006

index

email


Copyright © 2006 - Ordem de Batalha